quinta-feira, 25 de março de 2010

VII - SUPEDÂNEOS

As pesquisas tem sido fundamentais para o resgate histórico de Santa Cruz do Rio Pardo

1. Significados do apelido Emboava 
- Emboava/Emboaba: Alcunha dada, na época colonial do Brasil, por descendentes de bandeirantes paulistas aos portugueses que chegavam às minas para buscar ouro, nos primeiros anos do século XVIII. Algumas famílias portuguesas, partícipes na histórica Guerra dos Emboabas, ou de alguma maneira vinculadas à extração de ouro e minérios em Minas Gerais, receberam esse apelido que acabou transformando-se em sobrenome. 

- Boava/Buava: Identificação regional de imigrantes oriundos de Boava [Itália], tornados sobrenomes no Brasil, admitindo casos de corrutelas, ou seja, diferenciação grafada não intencional em registros oficiais.

- Boava e Emboava: como sobrenomes são vistos, ainda, em afrodescendentes e indígenas, por referências aos patrões. São comuns os homônimos com sobrenomes Emboava e Boava, unidas ou não por laços de parentescos.
O marido de Rita, João Miguel de Linhares [Linhaes] era apelidado Emboava, ou seja, não alinhado ao sobrenome.
2. Das fotos atribuídas a Rita Emboava 
As fotos onde Rita Emboava são cópia das inseridas no trabalho universitário[medicina], 'Inspeção Sanitária de Santa Cruz do Rio Pardo, 1923', de Luiz Costa de Abreu Sodré – ou LC Abreu Sodré), situadas num período de 1902/1907, quando o seu pai, o Médico Dr. Francisco de Paula de Abreu Sodré foi líder político e mandatário em Santa Cruz do Rio Pardo (1902/1907).
Testifica o tempo das fotos uma outra, do antigo 'matadouro', de 1902 – situado entre as duas pontes urbanas – na Saldanha Marinho e na atual Farmacêutico Alziro de Souza Santos, citado no Correio do Sertão, edição de18/03/1902: 2, cuja construção já não existia mais em 1909 (Lei Municipal nº 143, de 03/11/1909, Código de Posturas de Santa Cruz do Rio Pardo).
LC de Abreu Sodré foi médico formado pela atual USP, em 1923 (Associação dos Antigos Alunos - Faculdade de Medicina da USP, CD: A/A), irmão do ex-governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré. 

3. Dos documentos e arquivos dos autores 
Os documentos cartoriais e eclesiais, inéditos, foram "levanta- dos" pelos autores Celso e Junko Sato Prado.
Os autores mantêm cópias digitalizadas de todos os documentos citados ou referenciados, catalogados em 'Cópias Digitalizadas em Arquivos dos Autores – CD: A/A' 
-o-

Contracapa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário